8 Melhores Softwares / Programas de Roteiro Gratuitos

Danilo Queiroz
8 min readMar 18, 2021

Sem dinheiro para pagar por grandes programas de roteiro? Sem problemas!

Photo by Dan Counsell on Unsplash

Depois de tanto tempo maturando na sua cabeça, enfim você tem o roteiro dos sonhos em mente. Todos os pontos foram entendidos: Você já sabe como o herói vai derrotar o vilão; já tem a total compreensão do que vai acontecer com o interesse amoroso do personagem principal da história; e — definitivamente — já sabe com qual citação profunda vai terminar o seu trabalho. Agora, “só” falta escrever.

Então, guiado pelo desejo e derrotando os monstros da procrastinação, você abre o Word para escrever, até ver a sua empolgação se dissipar na realização de que você vai passar mais tempo formatando a sua história para parecer um roteiro do que propriamente escrevendo-a.

E agora? Devo desistir e correr para as montanhas do desespero criativo? Calma. Não precisa. O artigo a seguir traz pra você um compilado dos principais programas de roteiro gratuitos que existem por aí, para te poupar de fazer todo esse trabalho de formatação específica, te deixando focado somente na sua história.

Neste artigo, falaremos dos seguintes softwares de roteiro e sites para você escrever:

  1. Celtx.
  2. Arc Studio.
  3. WriterDuet.
  4. WriterSolo.
  5. StudioBinder.
  6. KIT Scenarist.
  7. Trelby.
  8. DramaQueen.

OBS: Nesse artigo, só vamos falar apenas de programas gratuitos e disponíveis para Windows. Sim, claro que softwares de roteiro como Final Draft e Fade In podem ser os mais recomendados e os mais utilizados pela indústria; mas com a atual cotação do dólar, a licença do Final Draft 11 não sai por menos de R$ 1.000. Por isso, vamos nos ater a sites e programas realmente gratuitos, que permitam pelo menos a formatação de um roteiro completo na sua plataforma.

1. Celtx.

Página inicial do Celtx

O nosso primeiro integrante da lista não é bem um software de roteiro, mas um site, assim como outros aqui. O Celtx por muito tempo foi uma das principais soluções gratuitas para o criação de roteiro, com programa desktop e suporte atualizado.

No entanto a versão baixável acabou sendo descontinuada, e as suas funções migraram para um site, onde o script é só uma das várias coisas que são possíveis de fazer por lá (mediante uma assinatura mensal).

Mesmo assim, o serviço ainda oferece um plano gratuito limitado, com a possibilidade de se haver até três roteiros sem limite de páginas, com o contraponto de suas exportações sempre terem marca d’água.

Para quem estiver disposto a pagar, os mais diversos planos do serviço estão orçados entre 10 e 50 dólares ao mês. Para mais informações, basta acessar a página oficial do Celtx.

2. Arc Studio.

Página inicial do Arc Studio

Interface intuitiva é a grande aposta do Arc Studio, um dos programas de roteiro mais surpreendentes nessa lista. Eu já pesquiso acerca de softwares do ramo há algum tempo, mas nunca tinha visto nada como esse programa.

Com um design leve e bonito, o Arc Studio também traz alguns benefícios como o planejamento do roteiro através de cartões, formatos diferentes, versão desktop e muito mais.

No entanto, boa parte desses elementos são reservados para o Arc Studio Pro, que custa 99 dólares/ano, tendo uma promoção de 40% por agora, que promete ser o preço mais barato da sua história.

A versão grátis do Arc Studio permite sincronia de nuvem, exportação em PDF com marca d’água e o máximo de dois scripts dentro de sua plataforma — o suficiente para ser inserido na lista. Clique aqui para mais informações e cadastro no Arc Studio.

3. WriterDuet.

Página inicial do WriterDuet

Assim como o nome diz “dueto”, essa plataforma terá dupla menção aqui. No entanto, vamos logo ao principal.

Com diversas funções, o WriterDuet não só é um editor de roteiros super competente, já que também é uma solução que permite a colaboração simultânea. Logo se você tem vontade fazer aquele projeto com o seu amigo louco por Dan Harmon que mora do outro lado do Brasil, você pode fazer isso — e de graça.

Mas caso a sua ideia tenha mais colaboradores, é necessário adquirir um dos planos do WriterDuet, que podem custar de 8 a 16 dólares ao mês. Além disso, o WriterDuet só libera o máximo de três projetos em seus servidores com a conta free, mas isso não atrapalha muito. Clique aqui para saber mais sobre o WriterDuet e suas funções ridiculamente sólidas e baratas.

4. WriterSolo.

Página inicial do WriterSolo

Agora se você é um cavaleiro solitário, não tema: O WriterSolo, o primo antissocial do WriterDuet está aqui para te salvar. Compartilhando de todas as funções da plataforma comunitária exceto o backup em nuvem, o WriterSolo é a solução para quem gosta de escrever offline, com o oferecimento de um programa desktop.

Com um interface bonita e praticamente idêntica ao do WriterDuet, o programa de roteiro em questão também sofre de um problema que acomete o parente: Uma tradução para o português que deixa bastante a desejar — ainda que isso não seja um problema tão grave.

Essa é uma das principais alternativas que posso recomendar a vocês nessa lista, principalmente para aqueles que preferem escrever offline para não se distrair com nenhum vídeo de gatinho no feed. Clique aqui para saber mais e baixar a sua versão do WriterSolo.

5. StudioBinder.

Página inicial do StudioBinder

Sendo a criação e edição de roteiro apenas uma das múltiplas funções do StudioBinder, é impossível não traçar um paralelo da plataforma com o Celtx, o primeiro citado da nossa lista. Intuitivo, organizado e multifacetado, o StudioBinder é uma das principais soluções para grandes projetos, e tem uma área dedicada a roteiro que é extremamente útil, mesmo que só possa fazer apenas um projeto/roteiro nele na versão free.

Porém, para se ter acesso a tudo que o StudioBinder pode oferecer, é necessário colocar uma mão no bolso e outra na consciência: Os planos vão de 29 dólares/mês até 100 dólares/mês, muito fora da realidade brasileira no momento — a não ser que você tenha uma produtora, o que faria valer a pena.

Um pró deles na minha opinião é que indo além da ideia de plataforma de organização para produções audiovisuais, o site também serve como local de estudos. Com diversos materiais disponibilizados no site como no canal do YouTube, o StudioBinder é a mistura perfeita de conhecimento e praticidade. Clique aqui para saber mais sobre o StudioBinder.

6. KIT Scenarist.

Página inicial do KIT Scenarist

Chamem o Putin Largo, tá na hora de falar de um programa de roteiro vindo da Rússia. O KIT Scenarist é um desses softwares que tem orgulho de ser grátis, com uma versão Pro que ostenta a sincronização multiplataforma.

Mas não pense que o status de gratuito deixa a desejar: O KIT Scenarist não desaponta nos seus recursos. Além da criação de roteiro, o programa oferece dados estatísticos como relatório de elenco, duração de diálogos, quantidade de falas e muitos outros, que ajudam você a ter uma visão mais analítica do processo.

Ele também permite a adição de múltiplos tratamentos do script, tem uma área dedicada só a inserção de personagens e locação, e traz consigo a funcionalidade de importar documentos ou imagens que ajudem na construção da história, num recurso que lembra bastante o Scrivener.

O fato de ter uma tradução em português bem feita também colabora bastante no uso. Clique aqui para ver mais informações e o download do KitScenarist.

7. Trelby.

Página inicial do Trelby

Útil, fácil de usar, e, infelizmente, desatualizado. Esses dizeres podem definir bem o Trelby, programa de roteiro desktop que usa como base o finado Blyte, um software open-source que existiu até 2006.

Um dos mais indicados a iniciantes que se sentem sufocados pela quantidade de funções dos listados acima, o Trelby é abrir e escrever, com o programa apresentando um guia intuitivo para formatação de roteiro, além de oferecer relatórios estatísticos precisos sobre o projeto escrito. Eu mesmo já usei o Trelby para realizar roteiros da faculdade, e sempre me ajudou muito.

No entanto, dois pontos deixam a desejar: A falta de uma opção em português do Trelby faz com que o programa seja completamente inútil no caso de verificação ortográfica, te forçando a correr para o manual e sair revisando linha por linha. Outro ponto negativo do Trelby é que a sua última versão estável foi lançada em setembro de 2012, há quase nove anos.

Mesmo assim, o programa ainda é um ótimo quebra galho. Clique aqui para saber mais informações e para baixar o Trelby.

8. DramaQueen.

Página de download do DramaQueen 3

E por fim, vos apresento o DramaQueen, software de roteiro alemão que ainda recebe atualizações frequentes.

Com tipos diferentes (Free, Plus e Pro), a terceira versão do programa se orgulha de ter funções ainda mais expansivas do que plataformas conhecidas do mercado, como Final Draft e Celtx. É sério; tá na página deles.

Na versão gratuita do programa, ele pede para você escolher qual área quer trabalhar na sua história (Roteiro, Plot ou Outline); enquanto nas versões pagas, você pode trabalhar com os três. A desvantagem é que as versões Plus e Pro são salgadas, custando 99 e 297 dólares, respectivamente, mesmo que seja de pagamento único.

Mas isso não te impede de criar três projetos distintos para a sua história com cada segmentação. Vale a pena dar uma conferida. Clique aqui para saber mais informações e realizar o download do Drama Queen 3.

E se eu quiser fazer o meu roteiro no Word mesmo?

Você pode! Tem vários templates na internet e técnicas para se fazer isso. No entanto, isso NÃO É RECOMENDADO.

Roteiro envolve múltiplas formatações, onde diálogos tem que ficar num lugar, ações em outro, transições em outro… É contraproducente se preocupar tanto com formatação durante a escrita do roteiro, por isso, é bom estudar sobre algum desses softwares, e avaliar qual deles é o melhor para suas necessidades.

Claro que um programa de roteiro não é o suficiente pra você se tornar o próximo Aaron Sorkin ou a próxima Nora Ephron, mas é um começo.

Sobre o autor

Danilo Queiroz é um apresentador de talk show, escritor publicado, roteirista, editor de vídeo e jornalista radicado em Areia Branca-RN, que não cansa de encher o saco dos amigos com suas percepções, comentários e referências sobre muita coisa no meio do mundo.

--

--

Danilo Queiroz

Porque a vida é muito ridícula para fingir que a absurdidade das coisas não é uma série estranha e mal roteirizada que te leva a extremos inimagináveis.